quarta-feira, 20 de maio de 2015

Conheça seu gato e suas manias!

GATOS E SUAS INÚMERAS MANIAS (que amamos)


1- Porque os gatos  adoram nos acordar pela madrugada?

O gato recebeu a fama de animal noturno mas a verdade é que são animais  mais ativos ao anoitecer e amanhecer .Essa forma de ser vem dos seus ancestrais que preferiam sair a caça no horário de crepúsculo quando era mais fresco já que o gato tem sua origem em região desértica.
2- Porque o gato se esfrega nas coisas e nas pessoas?

O roçar na quina do sofá, em um calçado, ou especialmente em alguma parte de uma pessoa, o gato está escolhendo intencionalmente aquela coisa como sua. "Isso é mais meu do que seu", estaria anunciando, e é bom você não se esquecer disso.




O gato pode estar marcando árvores, cercas e bancos ou, dentro de casa tomando posse de móveis, paredes e pessoas. Seja como for está depositando ali, de propósito, seu odor felino e individual, por meio de glândulas especiais na testa, em volta da boca, sob o queixo, perto das orelhas e até entre os dedos.
       Quando seu gato aparece e cutuca você delicadamente - e ele arruma uma maneira de fazê-lo todos os dias -, não apenas está declarando imperturbavelmente ao mundo que considera você propriedade dele, como também está demonstrando seu afeto genuíno e desejo sincero de contato físico. A medida que esfrega amorosamente o queixo ou a calda em sua perna, seu braço ou seu rosto, talvez parando um pouco e dando uma ronronada, o imperceptível odor que ele deixa para trás mescla-se com o seu odor, produzindo um odor novo, "a dois". E criar repetidamente esse novo odor é algo em que o gato encontra grande prazer.
 

3- Porque o gato gosta de arranhar objetos ?

Para 
- "Afiar” as unhas: faz parte da natureza de todo felino...para retirar delas pedaços que estão soltos e que ficaram velhos e incomodam. Assim, ele mantém sempre exposta a camada mais nova e afiada das unhas, que crescem continuamente.
- Demarcar objetos: ao arranhar, ele deixa marcas visuais e, ao mesmo tempo, “imprime” o cheiro dele. Esses sinais servem para alertar outros gatos quando se aproximam do território dele.
- Alongar-se e exercitar-se: ele sente prazer em se esticar e arranhar após uma boa soneca.

4- Porque os gatos se lambem?
O costume de se lamberem deu aos gatos a fama de animais higiénicos este hábito nasceu como instinto de defesa do animal. O gato normalmente começa o ritual passando a áspera língua nas patas para lavar a cabeça e as orelhas. Depois lambem o restante do corpo. Após as refeições, os antigos gatos se banhavam para retirar o cheiro do alimento para não atrair a atenção de predadores.
O gato também se lambe para aliviar o stress. Daí que gatos muito nervosos se lambam compulsivamente.

5- Porque é que os gatos tapam as fezes?
O ato de esconder as fezes é um recurso muito utilizado pelos felinos, como forma de proteger a própria espécie. Não revelando seu paradeiro a outros animais, eles se protegem de predadores e não espantam suas presas. Também por isso, a maioria dos animais não defeca nas proximidades do ninho ou da caça. O enterrar das fezes também reflete domínio ou subordinação. Entre felinos, o felino dominante não tapa as suas fezes, deixando-as à vista para marcar território. 

6- Porque é que os gatos não gostam de portas?

Já deve ter reparado que quando está em casa e fecha a porta de um quarto, que costuma estar sempre aberta, o seu gato de repente fica extremamente interessado no quarto, põe-se a porta, raspa e insiste em entrar no quarto que antes nem ligava muito. Se o deixarmos entrar ele fica todo contente mas dai a pouco já quer sair.acontece que as portas representam um obstáculo à vida normal do gato. O gato, principalmente se for um macho, quer inspecionar as suas redondezas, recolher informações e renovar as marcas deixadas no seu território: esfregar a cabeça, as orelhas e o corpo pelos móveis e se necessário borrifar com urina para encher o local de essência de gato. Visitas diárias a todos os locais da casa são importantes para deixar o seu gato satisfeito e se tiver um macho pode evitar que ele se lembre de marcar aquele quarto que tem sempre a porta fechada quando ele tiver oportunidade de lá entrar.

7- Porque o gato deita, oferece a barriga mas ataca se fizermos carinho?
O gato deita-se de costas oferecendo a barriga apenas a quem ele considera amigo íntimo. É como se o seu gato dissesse: “ eu mostro-te a minha barriga em demonstração da minha confiança em ti, por adotar esta postura tão vulnerável na tua presença”. Mas uma coisa é mostrar, outra bem diferente é deixar acariciar! Nem sempre é seguro concluir que um gato nessa posição espera ser acariciado. Muitas vezes a resposta é uma violenta sapatada com as patas traseiras. A região abdominal é tão fortemente protegida que os gatos não apreciam contatos nessa zona. Por isso eles estabelecem um limite que os donos nem sempre entendem: podem ver, mas não devem tocar

8- Porque gatos adoram sacos de papel?

 Para um gato, aquele saco de papel e sacolas de compras é um brinquedo novinho em folha à espera para ser marcado com o seu odor pessoal, pronto para servir de esconderijo, que se pode rasgar e agarrar como uma presa.
Os gatos adoram fingir que estão dando bote numa presa, e o saco funciona muito bem para isso. Eles podem se esconder por trás dele ou por dentro, movimentá-lo pelo chão, e por fim dar um bote na acuada vítima imaginária. Os gatos gostam de coisas que fazem barulhos interessantes, e o amarrotar do papel é um dos seus sons preferidos.  Os sacos mais antigos perdem a graça, depois de certo tempo, por isso convém substitui-los de vez em quando. (Evite usar sacos com alça, pois o gato pode se enroscar).


9- Porque gatos gostam de dormir em caixas, gavetas ,cestos, armários,motor de carro...?

- Esses lugares remetem as tocas dando-lhes a sensação de aconchego e segurança

10-  Porque gatos caçam ratos?

Para entender melhor leia essa experiencia feita com um grupo de 59 gatos ,acesse :
http://almanaque.folha.uol.com.br/ci%EAncia_01jun1952.htm

11- Porque os gatos bebem pouca agua?



Originalmente, os ancestrais dos gatos eram animais do deserto. Em virtude disso, os rins dos felinos se adaptaram muito bem à vida sem água. Eles são capazes de eliminar toxinas sem precisarem de muito fluido ( fato que explica por que a urina dos gatos é tão concentrada e possui um cheiro tão forte). (Quando viviam da caça este hábito não lhe criavam problemas já que obtinham sua necessidade de líquido através desta alimentação, hoje com as rações secas muitos desenvolvem problemas renais. Por isso é muito importante incentivar seu bichano a beber mais água.)

12- Porque os gatos "sapateiam"no colo de algumas pessoas ?
Simon Tofield (criador do Simon´s Cat), Photo Credit: © Chris Gavin
Esse comportamento felino , também chamado de "amassar pão" , e "massagear" com as patas, quando encontram superfícies macias, serve para depositar o odor pessoal do felino alí demonstrando ser seu território. Mas eles também sentem muito prazer fazendo isso. Essa massagem também chamada de movimento de "ordenha" é algo que sobreviveu como um ato afetivo à infância dos gatinhos , quando faziam isso para estimular o leite da mãe ,.Esses momentos para os gatos são aconchegantes e calorosos , de felicidade total, porque lembram a nutrição inicial.
É um hábito que eles realmente adquirem na fase da amamentação, na barriga da mãe, para sair o leite. É um momento sublime, de segurança e puro afeto. Quando adultos eles transferem esse ato quando têm sensações boas, quando fazem isso nos humanos por exemplo, é uma associação com o amor materno. Vocês sabem que gatos muito amados por seus humanos são eternos bebês.
Se o seu gato massageia o seu colo antes de dormir, possivelmente a vê como mãe postiça...


Fontes pesquisadas  :(entre outras)
http://cantodosgatinhos.blogspot.com/p/curiosidades-interessantes.html http://www.angelfire.com/ar3/curso/respostas.htm
http://almanaque.folha.uol.com.br/ci%EAncia_01jun1952.htm

Fonte: DENISE DECHEN (http://dicaspeludas.blogspot.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário